A certificação CFP®

CFP.png

A profissão de planejador financeiro certificado surgiu nos Estados Unidos na década de 80. Em 2004, com o crescimento da certificação CFP®, foi criado o
Financial Planning Standards Board - FPSB, responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso das marcas CFP fora dos Estados Unidos. Hoje, o FPSB congrega e supervisiona entidades afiliadas de planejamento financeiro em 24 países, com cerca de 150 mil profissionais certificados.
No Brasil, a PLANEJAR - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, é a única entidade afiliada ao FPSB e autorizada a conceder a certificação CFP® para profissionais que atendam aos padrões mundiais desta certificação, resumidos nos 4 E's: Exame, Educação, Experiência profissional e Ética.

O planejador financeiro Certified Financial Planner é um multiespecialista, com visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório.
O profissional CFP® atua como um consultor, que avalia os objetivos, expectativas e necessidades de cada cliente visando desenvolver, apresentar e executar estratégias de planejamento financeiro adequadas ao perfil do cliente.
Para se tornar um planejador financeiro certificado e obter o direito de uso das marcas CFP, o profissional deve comprovar conhecimentos técnicos, formação, experiência profissional e postura ética. Para manter a certificação, este profissional deverá permanecer em contínuo aperfeiçoamento.
O profissional CFP está qualificado para exercer suas atividades em instituições financeiras, além de abrir novas perspectivas de carreira e trazer mais confiança para o cliente.
Para conhecer mais sobre a Certificação CFP e sobre a PLANEJAR, acesse. www.planejar.org.br.